Header

5 dicas para evitar roubos enquanto você curte a praia

 

Verão é sinônimo de praia e muitos paranaenses decidiram emendar a folga de fim de ano com as férias para aproveitar um descanso no Litoral do estado. No entanto, o período de folga não é desculpa para deixar de lado os cuidados com a segurança — mesmo à beira-mar.

Para evitar esse tipo de dor de cabeça, o tenente da PM dá algumas dicas de como curtir o Litoral com segurança.

Objetos de valor

A principal recomendação é que o veranista não leve objetos de valor para a areia. “Deixe para usá-los em outros lugares. Na praia, prefira um kit mais simples com chinelo, toalha, óculos de sol, um dinheiro trocado e documento com foto, somentecaso a pessoa se ausente, os objetos só devem ser deixados com pessoas de confiança.

Sempre alguém de olho

A dúvida que sempre surge quando alguém vai à praia é quem vai ficar de olho em seus pertences. A recomendação da PM é que eles nunca fiquem sem alguém por perto, por isso, planeje com amigos e familiares para ter sempre alguém de olho.

Dinheiro e celular

Apesar da principal dica ser deixar os objetos de valor para a praia, não há problema nenhum em levar o celular para tirar algumas fotos ou mesmo conversar com amigos que não desceram a serra. No entanto, para manter o aparelho seguro, o ideal é guardá-lo em locais mais seguros, como em um bolso mais fundo ou dentro de alguma bolsa. Assim, você evita deixá-lo à mostra e não chama a atenção de nenhum criminoso.

O mesmo vale para dinheiro. Como dito, prefira levar pequenas quantias apenas para consumo de produtos à beira-mar, que costumam ser baratos. O cartão de crédito também é uma opção para evitar carregar valores mais elevados — embora nem todos os comerciantes aceitem essa forma de pagamento.

Escolhendo o lugar na areia

Optar por lugares próximos aos postos de guarda-vidas, especialmente se for entrar na água. Os postos estão sinalizados com bandeiras combinadas nas cores amarela e vermelha. E também locais próximos a uma viatura policial ou módulo móvel. Além disso, para que nenhum banhista se perca da família ou grupo de amigos, escolher um lugar com um ponto fixo de referência por perto, como um comércio grande ou um prédio.

Se for vítima

Em casos de roubo ou furto, entrar em contato com um policial militar ou ligar para o 190. É importante fazer o B.O para que a polícia possa fazer o planejamento da equipe e prevenir que outros furtos e roubos aconteçam no local.

 

Cleomar diesel c/assessoria

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1