Header

Álvaro Dias desponta como opção ao Palácio do Planalto

“Com baixa rejeição e distante da Lava Jato, o senador Álvaro Dias desponta como opção ao Palácio do Planalto e acirra a disputa pelos votos do espectro político de centro” diz a manchete da Revista IstoÉ desta semana. Ex-governador do Paraná Alvaro, foi responsável pelo maior programa de desenvolvimento rodoviário do Estado, quem viaja pelo interior facilmente se depara com algum monumento da construção de estradas, a exemplo da nossa Alexandra – Matinhos, de fundamental importância para o litoral.

Em abril de 1991, o Jornal Nacional trazia o comentário do jornalista Joelmir Betting, sobre a situação financeira dos estados brasileiros, e usa o estado do Paraná como exemplo a ser seguido: “O Paraná está com todas as contas em dia, sem cortar obras, sem atrasar pagamentos, sem antecipar receitas e sem lançar títulos… Com isso o Paraná revela que a administração pública no Brasil, é confiável”, disse o brilhante jornalista. Reeleito para o 4º mandato consecutivo ao Senado com expressivos 77% dos votos válidos (o mais votado do Brasil), Álvaro Dias nunca teve seu nome envolvido em escândalos de corrupção. É um dos poucos parlamentares que passaram longe da Lava Jato.

Alvaro chegou a ser expulso do próprio partido por discordar de posturas do mesmo, quando assinou requerimento pela abertura da CPI da Corrupção durante o governo do ex-presidente FHC. Alvaro é o autor da PEC 333/2017, que limita o foro privilegiado, anseio sociedade cansada da lentidão dos processos contra políticos no STF, e conforme pesquisas, alcança expressivos 20% nos estados do Sul. No Paraná, atinge a preferência de 33,5% dos eleitores, muito à frente do segundo colocado, ou seja, o candidato que mais tem votos em seu estado de origem, com a preferência de 1/3 do eleitorado, atrás de Alckmin que chega a 23% em São Paulo, e de Ciro Gomes que não passa de 16% no Ceará. O Senador é constante presença no litoral, e participou diretamente da eleição do prefeito Marcelo Roque.

Apesar de suspeito pela estreita relação de amizade, não poderia deixar de usar esse espaço para falar da importância de se ter alguém do Paraná com chances reais à Presidência. Como disse a brilhante professora Ivone Marques “Alvaro Dias é um cisne a nadar no mar de lama que é a corrupção do nosso país”. Quem sabe, o Paraná, possa recolocar o Brasil no caminho do desenvolvimento, e devolver aos brasileiros, a esperança de um futuro melhor. Que Deus abençoe o futuro do nosso País.

Por Paulinho Oliveira

Paulinho Oliveira é cientista político, administrador de empresas, bacharelando em Direito, empresário, secretário municipal de saúde e prevenção da prefeitura de Paranaguá, e presidente estadual da juventude do PODEMOS no Paraná.

1