Header

Cadeiras anfíbias estão disponíveis em alguns pontos do litoral paranaense

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem usar as Cadeiras Anfíbias, gratuitamente, em alguns pontos do litoral paranaense. O “Praia Acessível” é um programa de acessibilidade desenvolvido pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com a Sanepar e Copel Telecom e Prefeituras, estão disponíveis até o fim da temporada. Essa será mais uma das ações do Governo do Estado que garante às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida banho de mar seguro e confortável.

As cadeiras têm rodas especiais e material resistente que permitem o deslocamento das pessoas da areia até o mar. Ivana Maciel, educadora ambiental relata os procedimentos para uso e como está sendo a procura pelas cadeiras até o momento.

OUÇA:

As cadeiras estão disponíveis em três ponto do litoral: Em Guaratuba na Praia das Pedras, Praia Central e Caieiras, Matinhos na Praia Mansa e Praia Central, em frente à Sorveteria D’Vicz e em frente ao edifício Pipeline,e Pontal do Paraná em Pontal do Sul (próximo ao Centro de Estudos do Mar da UFPR); Ipanema (Praia Central) e Praia de Leste (Mirassol).

A mãe de um adolescente com deficiência, senhora Priscila Barbaroto, que reside em Andradina interior de São Paulo falou da emoção em ver o filho utilizando a cadeira anfíbia, tendo a oportunidade de entrar na água pela primeira.” Fico muito feliz, rodamos 700 km para vir aqui em Guaratuba, pela primeira vez, meu filho pode entrar no mar. Vocês estão de parabéns “. Descreveu a Mãe emocionado, vendo seu filho feliz, curtindo as ondas do mar.

OUÇA:

As cadeiras têm rodas especiais, mais largas e adaptadas para a areia, por isso não afundam na água e são mais fáceis de movimentar. Com capacidade para suportar até 120 quilos, são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. As equipes treinadas monitoram a atividade de lazer e inclusão, garantindo a segurança do usuário e tranquilidade ao acompanhante. O cuidado é desde a transposição para cadeira anfíbia, o deslocamento até a água e o banho propriamente dito

 

Joelcio Andrade

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1