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Cartórios vão emitir passaporte, RG e carteira de trabalho

(CD)

O passaporte é o principal documento aceito em todos os países e o mais importante para os brasileiros que desejam fazer uma viagem internacional. O documento é emitido pela Polícia Federal e embaixadas do Brasil no exterior e tem validade de dez anos para maiores de 18 anos.

A ideia é diminuir os transtornos para quem precisa emitir documentação, sem enfrentar filas nas repartições públicas e dar apoio a órgãos estaduais e federais na emissão dos documentos.

novidade é possível graças às mudanças na Lei de Registros Públicos. Sancionadas em setembro, as alterações permitem que os cartórios firmem convênios com órgãos federais, estaduais e municipais para auxiliá-los na emissão de documentos.

Quem precisa emitir passaporte e mora em uma cidade onde não tenha delegacia da Polícia Federal próxima, por exemplo, poderá ir diretamente ao cartório da cidade e apresentar a documentação necessária.

Os papeis serão encaminhados à PF e, ao final, o documento poderá ser retirado no próprio cartório. O mesmo vale para outros documentos, com a documentação sendo encaminhada pelo cartório ao órgão emissor.

 

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