Header

Dias de muita chuva entre do litoral sul de SP,Paraná e de SC

 

Uma combinação particular da circulação dos ventos, em diversos níveis da atmosfera, vai deixar o tempo bastante instável nos próximos quatro dias na faixa litorânea desde o sul de São Paulo, região de Peruíbe, até o sul de Santa Catarina. O aumento da chuva já pode ser percebido na tarde e noite da terça-feira, 9 de janeiro,quando se mantinha chuvoso no litoral do Paraná .A previsão é de que a chuva continue persistente e fique mais volumosa no período de 10 a 14 de janeiro. O total de chuva acumulado nos 4 dias pode ficar entre 100 e 200 mm vários locais da faixa litorânea desde o sul de São Paulo até o litoral sul de Santa Catarina .

Por que a chuva aumenta entre o litoral de SP,PR de SC?

Em superfície, um sistema de alta pressão atmosférica que fica sobre o mar, ao largo do litoral das Regiões Sul e Sudeste provoca ventos marítimos que injetam muita umidade no sul de São Paulo e sobre o Sul do Brasil. Além disso, uma área de baixa pressão atmosférica se forma no litoral entre o sul de São Paulo e o norte de Santa Catarina. Esta baixa pressão ficará persistente nesta região até o domingo, dia 14 de janeiro, afastando-se para alto-mar só durante o domingo, 15. A baixa pressão força concentração do ar úmido e gera as nuvens de chuva.

Acima da superfície, a circulação dos ventos sobre o Brasil vai continuar levando o ar úmido e quente que vem das regiões tropicais, da Região Norte, para a região entre São Paulo, o Paraná e Santa Catarina. Esse ar quente e úmido é outro ingrediente que facilita a formação de nuvens de chuva.

 

Cleomar Diesel  C/climatempo

 

1