Header

Férias, dicas de pesca em Guaratuba

 

O litoral do Paraná é um trunfo para qualquer pescador! Os lugares e a variedade dos peixes são significativos.

O mar aberto, a pesca costeira, a extensão da costa e a ampla visão são alguns dos pontos que mais agradam– além da alta incidência de cavalas, anchovas, galos, sargos, garoupas….

A baía de Guaratuba

Uma das grandes vantagens da pescaria em Guaratuba é a variedade de destinos e métodos que a Baía permite, desde a tradicional rodada com iscas vivas (camarões e manjubas) no meio da Baía, em frente à ilha da pescaria e ao Iate Clube de Guaratuba, até a pesca com iscas artificiais e também com camarões vivos nos diversos rios que alimentam a Baía .

O ideal é escolher boas luas de quarto e épocas de poucas chuvas, quando a água fica mais limpa, mas na temporada de verão todo dia é dia de pescaria. Assim, o principal fator a ser observado será a maré, pois é no início e final de cada maré que se pegam (em geral) os melhores exemplares.

O destaque, além dos peixes, é o cenário cinematográfico que a Baía de Guaratuba, oferece aos olhos dos pescadores.

Aqui estão algumas dicas que nos foram dadas por pescadores experientes:

Influência da lua: para quem vai pescar em mar aberto, os melhores dias são aqueles de lua-minguante, já que a maré estará pequena e não movimentará a isca agressivamente. Para quem pesca em rios, os melhores dias são os de lua cheia, devido a maré alta – momentos nos quais os peixes se dirigem para as beiradas dos rios.

Influência do tempo: em dias de calor, principalmente no verão, os peixes acomodam-se em lugares sombreados e profundos dos rios. Em dias de frio, o local preferido dos peixes é a parte do rio em que o sol incidiu por primeiro.

Influência da profundidade: em lagos, o ideal é procurar pontos que sejam mais profundos. Nesses locais, a incidência de cardumes ou peixes maiores é mais alta.

O mais importante na pescaria, na verdade, não é exatamente o ato de pescar – e sim aproveitar tudo que a pescaria no litoral paranaense oferece! As paisagens, a exploração da fauna nas regiões, a variedade dos animais aquáticos, a belíssima visão dos mangues de nascente, a vista da Serra do Mar

 Não perca esse show da natureza

Frase de pescador:O tempo que se passa pescando DEUS não desconta na sua vida

Cleomar Diesel

1