Header

FOTO COM TV LARANJA EM CASA PARA ALUGAR VIRALIZA, MAS GOVERNO DIZ QUE PODE HAVER EXPLICAÇÃO

 

O anúncio de uma casa para alugar em Guaratuba, viralizou durante a tarde desta segunda-feira (19). A polêmica se deu por conta da presença de um televisor laranja na sala, aqueles mesmos comprados pelo Governo do Paraná para as escolas estaduais há cerca de dez anos.

Com a publicação do anúncio, o primeiro questionamento foi feito quase que de imediato: “As TVs laranjas pertencem aos colégios estaduais, como tem uma aí?”. No WhatsApp a imagem viralizou e muitos passaram a fazer campanha contra o aluguel da casa, mas a administração estadual afirma que tudo pode ter uma explicação.

De acordo com o Governo do Estado, o kit multimídia, como era chamado na época, se tornou obsoleto com a cada vez mais constante presença da internet nas escolas. Como o equipamento era antigo e não possuía mais garantia, a Secretaria de Educação passou a autorizar o repasse daqueles em que a manutenção não compensava mais para as Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), que podiam se desfazer delas e arrecadar fundos como achassem melhor.

Um dos mecanismos autorizados era justamente o leilão, como alega a autora do anúncio. “Vou explicar de novo. Comprei essa carcaça num lote de leilão e montei outra TV porque gostei da cor e não quis jogar fora. Só funciona a tela e com controle universal”, disse.

Atualmente, os equipamentos que tiveram a vida útil ultrapassada são repassados ao Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar).

1