Header

“Fumacê” voltará a ser aplicado em Paranaguá

(CD)

O “fumacê” volta a ser aplicado em Paranaguá para ajudar a diminuir a infestação do mosquito Aedes Aegypti. Os veículos que dispersarão o inseticida são da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e chegaram neste domingo à cidade. A medida mata o mosquito na fase adulta e será realizada simultaneamente aos mutirões da prefeitura para conscientizar e localizar os focos do mosquito, já que este também precisa ser combatido na fase larval.

A Prefeitura de Paranaguá informou que todas as quintas e sextas-feiras de dezembro, o mutirão de combate ao inseto envolverá 300 pessoas e passará por todos os bairros. Durante a ação, os agentes farão a retirada de criadouros e aplicarão a bomba costal em parceria com equipes da Guarda Marítima Ambiental e técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo e da Vigilância Sanitária.

Os cinco ciclos de aplicação de inseticida pelos carros de fumacê vão atingir todas as regiões de Paranaguá. Os veículos terão cinco dias para percorrer todos os bairros da cidade, período em que o mosquito sofre a transformação de ovo para larva, pulpa e finalmente chega à fase alada (começa a voar e também a picar os seres humanos e podendo transmitir doenças).

Cleomar Diesel

1