Header

Lançado projeto de revitalização e modernização da orla de Matinhos, no Litoral do Estado

O governador Beto Richa lançou nesta sexta-feira o projeto de revitalização e modernização da orla de Matinhos, no Litoral do Paraná. Está prevista a engorda da praia, além de diversas outras obras de proteção e combate à erosão marinha. O projeto inclui, também, intervenções na avenida Juscelino Kubitschek. Segundo o governador, as obras além de atenderem a demanda da população local, contribuem também com a melhora da infraestrutura para receber turistas.

OUÇA:

O investimento previsto na recuperação da orla é de 300 milhões de reais. Nas obras na avenida JK, conhecida como Contorno de Matinhos, vão ser investidos 32 milhões de reais. O projeto prevê obras em mais de dois quilômetros, com dragagem e canalização do Rio do Drago, contornos, rotatória, ciclovias e calçadas. A previsão do DER, Departamento de Estradas de Rodagem, é lançar a licitação das obras da avenida ainda neste primeiro semestre. Os novos projetos fazem parte de um conjunto de melhorias feitas pelo governo no Litoral nos últimos sete anos. Para o prefeito de Matinhos, Ruy Hauer, as obras vão mudar o município e a região.

OUÇA:

O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, ressalta os impactos da revitalização da orla de Matinhos não só para o município, mas também para toda a região.

OUÇA:

O trabalho para proteção da orla e recuperação da erosão marinha em Matinhos vai ser de cerca de três quilômetros, entre a avenida Augusto Blitskow e a rua Francisco Brener. O Instituto das Águas do Paraná já investiu em torno de um milhão de reais para a elaboração do projeto executivo. O projeto de revitalização da orla inclui várias ações. A engorda da praia vai consistir na reposição de um milhão e 700 mil metros cúbicos de areia, compondo uma nova camada que vai evitar a erosão na orla marítima. Vão ser implantadas duas estruturas com geotubos, que são sacos cheios de argamassa, revestidos por grandes pedras, que as protegem da variação das marés. De acordo com o presidente do Instituto Águas Paraná, Iram de Rezende, o projeto na orla tem como foco preservar a faixa de areia das fortes marés.

OUÇA:

Presente o evento também, o Deputado Nelson Justus ressaltou a responsabilidade do Governador Beto richa com o litoral, em especial Guaratuba que na próxima semana estará  assinando a ordem de serviço para construção da ponte na comunidade de Cubatão.

OUÇA:

O planejamento é lançar a licitação até o segundo semestre deste ano. Até lá o projeto inicial, elaborado em 2013, vai ser revisado e adequado para que a obra seja licitada. Uma das medidas necessárias é fazer nova aferição para mensurar a quantidade de areia para a engorda.

Confira mais fotos do evento clicando aqui

 

1