Header

Litoral Paranaense cada vez mais saudável

Mesmo com a proximidade do inverno , os eventos continuam acontecendo .

Já estão abertas as inscrições para os restaurantes, bares, hotéis e pousadas de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba que querem participar da oitava edição do Festival Sabores do Litoral.

Organizado pela Ecovia Caminho do Mar, concessionária que administra a BR-277, no trecho Curitiba-Litoral, e as PRs 407 e 508, e pela Adetur-Litoral, o Festival será realizado neste ano de 29 de junho a 29 de julho.

Para quem já esta projetando suas férias para a próxima temporada  é muito interessante saber que o  litoral paranaense tem avançado na qualidade da água de suas praias. Nos últimos anos, os levantamentos de balneabilidade apontam um crescimento no número de praias com condições próprias para banho.

 Entre os fatores que garantem melhor qualidade da água estão as obras e investimentos da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), responsável pelos sistemas de água e esgoto de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba e Morretes.

Desde o início de 2016, a Sanepar investe mais de R$ 250 milhões na construção de 29 estações elevatórias de esgoto, 500 mil metros de rede coletora e 25 mil ligações de esgoto. 

E o cuidado com as praias do nosso litoral também envolve a grande faixa de areia. Pesquisadores paranaenses apresentaram a eficiência da higienização pelo revolvimento das areias nas praias do Paraná no 7.º Congresso de Microbiologistas Europeus, na Espanha. Os pesquisadores estudaram os resultados de 120 análises, realizadas em 15 meses, de amostras coletadas nas areias das praias de Caiobá, Guaratuba e Matinhos, onde a Sanepar prestou os serviços de higienização e de limpeza das areias.

O resultado da pesquisa comprova a eficiência do serviço de revolvimento na eliminação de microorganismos que causam doenças como diarreias, gastroenterites, alergias na pele, parasitoses e viroses. Revolver a areia faz com que os microorganismos que causam problemas de saúde fiquem expostos à luz solar, especialmente aos raios ultravioleta, e é isso que os elimina, mesmo em dias nublados.

 

1