Header

O Paraná continua tendo as Praias mais limpas do Brasil

 

Muito acima da média nacional, o Paraná continua tendo os melhores  índices de balneabilidades em suas praias. Foi o resultado apontado no quinto boletim do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgado nesta sexta-feira (19).

O monitoramento é feito pelo IAP durante toda a temporada e possibilita a verificação de contaminação por esgoto sanitário clandestino. Essa avaliação considera o uso da água apenas para atividades de contato primário, ou seja, atividades de lazer de como natação, mergulho e esqui-aquático, sem ser indicada para consumo.

As amostras de água são coletadas do mar e dos rios nos dias e locais que registram maior fluxo de banhistas, onde há maior possibilidade de contaminação. Além disso, são coletadas amostras de pontos onde há maior probabilidade de contaminação, como saídas de galeria de águas pluviais e foz de rios no mar.

O boletim mostra que, no Litoral, dos 49 locais monitorados semanalmente, apenas dois não são recomendados para banho.Outros  10 locais considerados permanentemente impróprios para banho – onde rios, canais e galerias pluviais desembocam no mar

Ao todos, são avaliados 13 pontos em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, cinco na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.

 

Cleomar Diesel C/ IAP

1