Header

Organizadores da Festa do Divino 2018, visitam Rádio Litorânea

 

A Festa do Divino Espírito Santo e Santíssima Trindade é um evento religioso, cultural e social de Guaratuba. Reconhecida como um dos maiores eventos turísticos da região, a festa mobiliza a população local que auxilia na realização da mesma  de forma voluntária.

Padre Roque falou da expectativa deste ano

Um grupo de pessoas denominadas Foliões. São pessoas que se dedicam à preservação da cultura religiosa do Divino, indo até às casas das famílias para reafirmar a presença do Espírito Santo, a festa ser realizada neste ano 06 a 15 de julho, mas os foliões já visitando as famílias de Guaratuba.

Muitos são os colaborares a Dona Margareth, por exemplo, cuida a muitos anos de organização do Príncipe e Cinderela.

O casal festeiro deste ano é Priscila e Alessandro estão trabalhando muito para organizar uma festa que exige a todos os anos inovação e muito empenho Pricila  falou sobre a programação

Neste domingo já tem um almoço  na Paroquia, onde será servido o famoso prato , Porco a Paraguaia,  o festeiro Alessandro faz o convite

O evento reúne milhares de fiéis, é previamente anunciada pelas Bandeiras do Divino Espírito Santo (vermelha), e da Santíssima Trindade (branca), que saem pelo interior do Município, visitando todos os sítios e povoados, acompanhados por quatro foliões com seus respectivos instrumentos: viola, tambor e rabeca. Nos últimos dez dias que antecedem a grande festa, os foliões percorrem toda a área urbana da cidade também recebendo donativos.
No dia determinado os foliões são convocados para conduzir as bandeiras ao altar da Igreja Matriz, acompanhados pelo casal Festeiro Mor. As bandeiras permanecem no altar até o final da Festa do Divino, encerrando-se shows de artistas de renome, espetacular show pirotécnico e grande procissão com a missa final que anuncia o casal festeiro do ano seguinte.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1