Header

Programa Mãe Guaratubana: Município realiza mais de 3 mil exames de Ecografias por ano

Em 2017 foram realizados na rede pública municipal 3.197 ecografias, destas, 95% foram feitas nas gestantes atendidas pelo programa Mãe Guaratubana.

    Nesta quinta-feira (19), a Prefeitura de Guaratuba lançou novo pregão eletrônico para contratação de empresa para realização de exames de ecografia em geral e exames de ecografia obstétrica com aparelho Doppler (exame mais detalhado).

    Os serviços de ecografias atendem a demanda da rede municipal de saúde no Programa Mãe Guaratubana.

    Durante o pré-natal as pacientes do Mãe Guaratubana tem direito a uma ecografia a cada trimestre e se necessário, a mãe pode ter mais ecografias com o aparelho Doppler conforme avaliação clínica.

    Todas as ecografias são realizadas no Hospital Maternidade de Guaratuba, sendo realizadas até 45 exames por semana. Com cuidados como estes com as gestantes, o Hospital Maternidade obteve pontuação máxima em todos os itens da avaliação do Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS – HOSPSUS, do Governo do Estado, e reduziu significativamente os índices de cesáreas, que no primeiro semestre de 2017 chegava a quase 70% dos partos realizados na cidade, para 37% em dezembro de 2017, alcançando os índices recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

 

1