Header

Proximidade com Natal e desligamento do sinal analógico esquentam a troca de TVs

O sinal analógico de TV será desligado em 27 cidades da região de Curitiba no dia 31 de janeiro de 2018. Entre elas  Guaratuba.A partir dessa data, só será possível assistir a programação da TV aberta por meio do sinal digital, que oferece melhor qualidade de som e imagem, sem chuviscos e sem chiados.

Para ter acesso ao sinal digital, as pessoas que possuem televisores de tubo ou de tela plana, fabricados antes de 2010, devem instalar uma antena e um conversor, que podem ser adquiridos em lojas no varejo local. Assim como estes equipamentos que podem ser instalados em TVs mais antigas, as ofertas no fim de ano podem ser também uma boa ideia para quem quer comprar uma nova TV e ainda não teve a oportunidade.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico.

Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

1