Header

Remédios ficam mais caros no próximo sábado em todo o Brasil

Alta vai ser em média, 2,43% a partir deste sábado (31). Ao todo, 19 mil produtos estão sujeitos ao reajuste anunciado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), que não necessariamente será aplicado de imediato.

Para quem faz uso de medicamentos de uso contínuo, a primeira dica é antecipar a compra e economizar. Como o feriado da Sexta-Feira Santa (30), restam dois dias úteis para que isso seja feito.

Outra orientação é pesquisar os preços de medicamentos em várias redes, pois os preços e as políticas de descontos variam de acordo com a bandeira. Uma questão que também precisa ser levada em conta é quais farmácias vão repassar o reajuste imediatamente. Caso o consumidor encontre uma rede que tenha decidido segurar o aumento, poderá economizar ainda mais.

A medida afeta também os medicamentos genéricos – os mais procurados pela população. Pesquisa realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (Ifepec) mostrou recentemente que 45% dos consumidores trocam os produtos de marca indicados por seus médicos por genéricos ou similares de menor preço

Cleomar Diesel

1