Header

SAMU realiza mais de 900 atendimentos no Litoral – No réveillon em Guaratuba foram 1.201 atendimentos no Pronto Socorro Municipa

 

 

 Para garantir o atendimento ao grande fluxo de veranistas no litoral, o Governo do Estado repassou R$ 4,05 milhões para reforçar o atendimento à saúde dos 7 municípios do Litoral durante o período do Verão Paraná 2017/2018. Destes, R$ 1,023 milhão foram destinados à Guaratuba.

     O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (CISLIPA) é responsável por atender os municípios com os serviços de atendimento móvel de urgência (SAMU). Segundo dados do SAMU, de 16 à 31 de dezembro foram constatados 993 atendimentos e mais 164 transferências. Paranaguá lidera com 365 chamados, seguido de 194 de Matinhos, 161 de Guaratuba e 152 de Pontal do Paraná. Já Morretes sinalizou 58 atendimentos enquanto Antonina registrou 56.

    No final de semana do réveillon em Guaratuba, foram realizados 1.201 procedimentos no Pronto Socorro Municipal e realizados 37 consultas de urgência pediátrica no Hospital Municipal de Guaratuba. Também foram efetuados 3 partos prematuros no HMG de gestantes que vieram passar o ano novo na cidade. As ocorrências do SIATE (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) somaram em média 12 por dia.

    Segundo a coordenadora da 1ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti, a maior parte dos encaminhamentos às unidades de saúde foi de pessoas embriagadas ao excesso, bem como de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. Houve reforço com três ambulâncias para atender Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná durante a virada de ano. “Estamos com uma tenda em Guaratuba e os nossos profissionais já atenderam 1.119 pessoas desde o início do Verão Paraná 2017/2018, oferecendo orientações e verificações com testes rápidos”, afirmou.

1