Início Esportes 15 de setembro marca segunda vitória de Ayrton Senna tendo a chuva...

15 de setembro marca segunda vitória de Ayrton Senna tendo a chuva como aliada

88

O dia 15 de setembro, em 1985, marcou a segunda vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1, em Spa-Francorchamps. Tal como no primeiro triunfo, em Estoril (Portugal), o brasileiro teve como aliado a chuva, o que o fez demonstrar seu exepcional talento em condições adversas, além de ter demonstrado um ótimo senso tático de trocar no momento certo os pneus quando a chuva parou, e categoria ao controlar a vantagem sobre os adversários.

Curiosamente, o GP da Bélgica de 1985 estava inicialmente marcado para maio, e equipes e pilotos chegaram a realizar os primeiros treinos. No entanto, o asfalto recém-recapeado apresentou seriíssimos problemas por não ter tido o tempo certo de cura, e se se soltou volta após volta, o que fez a F1 cancelar a corrida e remarcá-la para setembro.

Com tranquilidade, Senna venceu pela segunda vez em 1985, com Mansell e Prost longe, na primeira vez em que os futuros campeões mundiais subiram juntos ao pódio. Falando em título, o francês garantiu seu primeiro campeonato já na corrida seguinte, em Brands Hatch, no GP da Europa.