Início Esportes

4ª Etapa de Campeonato Paranaense de Jiu Jitsu acontece em Curitiba

No último fim de semana aconteceu em Curitiba a 4ª Etapa do Campeonato Paranense de Jiu-Jitsu 2019. A disputa possui diversas categorias mirins e adultas.

A 4ª etapa ocorreu no domingo (8), no Ginásio Tarumã, um dos vencedores Alexandre Leon Barbosa disputou a categoria master faixa azul de até 70 kg e ganhou em destaque o 1º lugar de sua categoria.

A 5ª etapa do Campeonato ocorre no próximo mês, no dia 6 de outubro, no mesmo local. Para mais informações acesse o site da Federação, a organizadora do Campeonato.

Origem do Jiu-jitsu

Segundo alguns historiadores o Jiu-jitsu ou “arte suave”, nasceu na Índia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Com a expansão do budismo o jiu-jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde desenvolveu-se e popularizou-se.

A partir do final do século XIX, alguns mestres de jiu-jitsu migraram do Japão para outros Continentes, vivendo do ensino da arte marcial e das lutas que realizavam.