Início Geral

5 casos suspeitos do novo coronavírus são no Paraná

O Ministério da Saúde confirmou, hoje (26), o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus (Covid-19). No momento, há vinte casos suspeitos da doença no país. Cinquenta e nove casos suspeitos foram descartados. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Na tarde de ontem (27), o Ministério da Saúde informou a mais recente relação de casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil. De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabardo dos Reis, até o momento 132 estão sendo monitorados em todo o país.

No Paraná, cinco casos são suspeitos. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), pessoas são monitoradas em Curitiba, São José dos Pinhais e Ponta Grossa. Mais um caso, em Campo Largo, vem sendo investigado pela secretaria mas foi riscada pelo Ministério da Saúde: “O caso de Campo Largo foi excluído da lista de suspeitos pela pasta. A Sesa discutirá com o MS os motivos que levaram a exclusão do caso, visto que apresenta sintomas que se encaixam na definição de suspeito”, disse em nota.

Cinco pessoas — incluindo a suspeita de Campo Largo — estiveram recentemente na Itália e um rapaz visitou a Indonésia. Amostras de todos os casos já foram coletados e seguem para análise no Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).

Dos suspeitos, apenas uma mulher está internada. O restante segue em isolamento domiciliar e monitorados pelo Sesa. “A Sesa informa que segue monitorando e orientando as unidades e secretarias municipais sobre os protocolos de atendimento e notificações de suspeitos, visando a atualização e tratamento imediatos da doença no Paraná”, completou a nota.

 

(Redação de Victor Assis, com informações do portal G1)