Início Educação Protesto dos alunos do Colégio Estadual Gratulino de Freitas de Guaratuba

Protesto dos alunos do Colégio Estadual Gratulino de Freitas de Guaratuba

827

Alunos do Colégio Estadual Gratulino de Freitas , fizeram um protesto nesta semana na avenida 29 de abril centro de Guaratuba

De acordo com os manifestantes, o protesto tinha como objetivo sensibilizar a Secretaria de Educação do Paraná , para a necessidade de abrir novas turmas de magistério naquele colégio.

Os alunos alegam que haveria um documento  emitido pela Assessoria da Regional de Educação que afirmava a suspensão de  novas matriculas para o ano 2019 no curso de Magistério daquela escola.

A informação foi divulgada pela  direção do Colégio Estadual Gratulino de Freitas, tendo como base um boletim interno do Núcleo regional da Educação de, dando conta que não haveria mais turmas novas a partir do próximo ano.

Cópia do documento foi apresentado pela  Diretora  Mabel Bortolam na manhã de sexta –feira(19) quando acompanhou os alunos em visita à Rádio Litorânea.

Por outro lado o  Assessor Técnico da chefia NRE Antonio Sergio Regis, afirmou  em entrevista para a Rádio Litorânea, que não existe nenhum interesse pela Secretaria de Estado da Educação em fechar o Curso profissionalizante em Magistério no Colégio  e que as matriculas estarão sendo efetuadas em janeiro de 2019.

Como podemos perceber existem duas versões diferentes sobre o caso. E a comunidade escolar espera uma posição definitiva por parte da Secretaria de Educação do Estado.

Em nota a Secretaria de Estado da Educação ao nosso Departamento de Jornalismo afirmou: .Não é correta a informação de que não abrirão turmas de primeiro ano para o magistério e cursos técnicos do Colégio Gratulino de Freitas. Está em trâmite na Secretaria de Estado da Educação um processo para a renovação do reconhecimento do colégio e de outros atos legais da escola, que estão vencidos. A escola precisa fazer as renovações e a Secretaria tem até janeiro para analisar o processo. Com os atos legais em dia, serão abertas as turmas de primeiro ano em 2019, sem nenhum problema. Lembramos ainda que as matrículas só ocorrem em janeiro de 2019.