Início Esportes Balanço do Brasileirão 2018

Balanço do Brasileirão 2018

45

A série A do Campeonato Brasileiro de 2018 chegou ao fim neste domingo (02), com a coroação do campeão Palmeiras no Allianz Parque, além da definição dos últimos dois rebaixados à Série B e da confirmação das vagas para a próxima edição da Libertadores e da Sul-Americana.

G-4 – Fase de grupos da Libertadores

Além do Porco, Flamengo, Internacional e Grêmio se mantiveram em segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente, e completaram os times que irão representar o Brasil na fase de grupos da Libertadores de 2019.

G-6 – Pré-Libertadores

Após brigar pelo título brasileiro, o São Paulo decepcionou e acabou na quinta colocação na tabela, com a classificação para a pré-Libertadores. A outra vaga ficou com o Atlético-MG, que após quase perder espaço no G-6, agora terá a chance de tentar avançar à fase de grupos do torneio continental.

Sul-Americana

Após Botafogo, Santos e Bahia garantirem lugar na próxima edição da Sul-Americana, Corinthians e Fluminense também confirmaram presença no campeonato. Apesar da derrota para o Grêmio, o Timão terminou o torneio nacional em 13º lugar, enquanto o Tricolor das Laranjeiras não apenas se salvou do rebaixamento, como ainda ultrapassou os paulistas na tabela. O Atlético-PR também tem vaga garantida, mas pode conseguir ir para a Libertadores se vencer a final da Sul-Americana contra o Junior Barranquila.

Rebaixados à Série B

Até esta rodada do Brasileirão, apenas Paraná e Vitória já estavam rebaixados à Série B. Com duas vagas remanescentes, Sport, América-MG, Chapecoense, Vasco e Fluminense brigaram para não cair, mas apenas o Verdão do Oeste e os cariocas conseguiram se salvar.