Início Eleições 2018 Bolsonaro ou Haddad? Decida seu voto comparando as propostas

Bolsonaro ou Haddad? Decida seu voto comparando as propostas

315

A essa altura da disputa presidencial, os eleitores gostariam de saber o que poderá mudar em suas vidas. Saúde, educação, segurança e emprego, são os temas que mais afetam o cotidiano do brasileiro. Confira as propostas dos dois candidatos ao cargo mais alto da nação sobre esses cinco temas.

Saúde

Jair Bolsonaro: Implementar o Prontuário eletrônico nacional com dados do atendimento e o registro do grau de satisfação do paciente ou do responsável; rever o programa Mais Médicos e a condição de médicos cubanos no Brasil; criar a carreira de médico de Estado para áreas remotas e carentes; treinar agentes comunitários para a saúde preventiva; incluir o profissional de educação física no programa Saúde da Família.

Fernando Haddad: Promover ações para a primeira infância (0 a 6 anos); implementar um Plano Nacional para o Envelhecimento Ativo; atuar em políticas regulatórias de controle do tabaco, sal, gorduras açucares e agrotóxicos; ampliar o programa Mais Médicos, Estratégia da Saúde da Família, SAMU, Farmácia Popular, Rede de Atendimento Psicossocial e Rede de Atenção às Pessoas com Deficiência; parto normal humanizado.

Educação

Jair Bolsonaro: Melhorar a qualidade da educação pública com ênfase nos ensinos infantil, básico e técnico; rever a Base Nacional Comum Curricular; impedir a aprovação automática dos alunos; incentivar a produção cientifica nas universidades e parcerias privadas; instituir um colégio militar em todas as capitais até 2020.

Fernando Haddad: Investir progressivamente até 10% do PIB; ampliar vagas em creches; implementar uma política nacional de alfabetização; revisar e ampliar a educação de jovens e adultos; consolidar uma política de educação especial com perspectiva inclusiva; investir na educação do campo, indígena e quilombola. Escola com Ciência e Cultura em contraponto à Escola Sem Partido.
Segurança

Jair Bolsonaro: Investir em equipamentos, tecnologia, inteligência e capacidade investigativa das forças policias; acabar com a progressão de pena e saídas temporárias; reduzir a maioridade penal para 16 anos; reformular o estatuto do desarmamento para permitir a ampliação do porte de arma; aplicar o excludente de ilicitude aos policiais em serviço. Ou seja, imunidade no caso de morte de terceiros; tipificar como terrorismo invasões de propriedades; redirecionar a política de direitos humanos.

Fernando Haddad: Valorizar as Forças Armadas, recompor efetivos e melhorar condições de trabalho; refazer as bases para um Plano Nacional de redução de homicídios; aprimorar a política de controle de armas e munições; alterar a política de drogas; investir na gestão penitenciaria para reintegração social.

Emprego

Jair Bolsonaro: incentivar o empreendedorismo; criar uma carteira de trabalho verde e amarela para jovens. O vínculo da carteira verde e amarela prevalece sobre a da CLT.

Fernando Haddad: Elaborar um novo estatuto do trabalho; debater condições para a redução da jornada de trabalho; fortalecer o empreendedorismo e apoiar micro e pequenas empresas.

Dia 28, o destino dos próximos quatro anos será decido pelos brasileiros. Com as propostas apresentadas pelos candidatos, os eleitores poderão decidir quem melhor o representa e votar consciente.