Início Litoral

Carnaval 2020: Polícia Civil recomenda cuidado na locação para o feriado

O período de carnaval é um momento de festa e descontração mas também de cuidados redobrados. A busca por uma locação adequada para passar as festas é fundamental e a Polícia Civil do Paraná (PCPR) alerta para golpes aplicados em visitantes, no período.

Segundo a PC, golpistas se beneficiam da alta procura por quartos, quitinetes e casas. Para evitar infortúnios, algumas orientações são recomendadas pelos policiais. O coordenador das atividades da Polícia Civil no Verão Maior 2019/2020, delegado Gil Tesserolli, ressalta as recomendações: “A Polícia Civil orienta que as pessoas procurem empresas já conceituadas, com nome, com registro e que estejam efetivamente atuando. Geralmente indicações de conhecidos são bem-vindas. Essa é uma das formas de se evitar cair em eventuais golpes”, explicou.

Uma das principais medidas preventivas, porém, ainda é a busca por empresas e locadores com credibilidade, checando histórico, referências e a existência do imóvel no endereço. Para contratos feitos diretamente com o proprietário, recomenda-se que verifique os dados de identificação em contas de água, luz e condomínio, se correspondem ao nome do proprietário.

Sites e aplicativo de locação também exigem cuidados. Geralmente, poucos detalhes são fornecidos pelos serviços. Dessa maneira, é preferível buscar proprietários com recomendações e avaliações positivas, ou com imobiliárias com credibilidade no mercado e que atuem no campo virtual.

Caso o locador seja vítima de golpe, a pessoa deve registrar Boletim de Ocorrência e informar detalhes do estelionatário à equipe policial. Para o período de carnaval, as delegacias permanecem à disposição 24 horas por dia. “As delegacias do Litoral estão abertas 24 horas por dia, as pessoas devem nos procurar o mais rápido possível para que possamos apurar os fatos”, informou o delegado Tesserolli.

 

(Redação de Victor Assis, com informações e entrevistas do portal da Polícia Civil do Paraná)