Início Saúde

Casos de sarampo crescem no Paraná

Foto: Alex Pazuello/Semcom

Um novo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado na quinta-feira (20), indica um aumento no número de casos de sarampo no estado. Segundo os dados, o estado registrou 875 casos confirmados — 25 novos casos na última semana —, além de 1.740 casos suspeitos e 454 descartados. A secretaria não registrou nenhuma morte pela doença.

Curitiba e Região Metropolitana permanece como principal centro da doença no Paraná. De acordo com o boletim, 90,17% dos casos estão concentrados na região. A faixa etária entre 20 a 29 anos é a mais atingida pelo sarampo, constituindo 52,3% das confirmações. As faixas de 10 a 19 anos (25,8%) e de 30 a 39 anos (11,4%) aparecem em seguida.

O Paraná segue realizando ações pra conscientização da importância da vacinação contra o sarampo. A campanha nacional está em andamento e já disponibilizou mais de 1,2 milhão de doses da vacina por todo o estado. No Paraná, a faixa etária do publico alvo é diferenciado. Pessoas entre cinco e 59 anos devem se vacinar, de acordo com seu histórico vacinal.

Saiba identificar

O sarampo é uma doença contagiosa, transmitida por meio da fala, tosse, espirro e respiração. Meningite, encefalite e pneumonia são algumas das complicações que a doença pode acarretar quando não tratada. O sintomas mais comuns do sarampo são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas pelo corpo. Cefaleia, indisposição e diarreia também podem acontecer.

(Redação de Victor Assis, com informações da Agência de Notícias do Paraná)