Início Litoral Cerca de 109 veículos com destino à África são vistoriados no Porto...

Cerca de 109 veículos com destino à África são vistoriados no Porto de Paranaguá

37

A Administração dos Portos do Paraná, a Polícia Militar e Polícia Federal se integraram para uma megaoperação contra o tráfico de drogas no Porto de Paranaguá. Na noite desta terça-feira (9), um grupo de 20 homens, formado por integrantes da Guarda Portuária, militares e agentes federais, junto de cães farejadores, vistoriaram cerca de 109 veículos que saíram do terminal com destino à África.

A ação é uma resposta ao aumento das apreensões nos embarques no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). “A tecnologia e os equipamentos de scanner, aliados ao trabalho de fiscalização constante e a atuação da Receita Federal, fizeram com que as apreensões de droga aumentassem 13 vezes neste ano. As operações conjuntas passam a acontecer com mais frequência, também com a participação dos operadores portuários. A intenção é unir as práticas e a inteligência de todas as forças de segurança para mapear as ações criminosas e combater o tráfico de drogas.

Para o agente da Polícia Federal Alessandro Vivoni, coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos), os Portos do Paraná são estratégicos em vários sentidos para o comércio exterior.

A Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos) é integrada pelo Departamento de Polícia Federal, Capitania dos Portos, Receita Federal, Administrações Portuárias e Governo do Estado. A comissão é responsável em elaborar e aplicar o Plano de Segurança Portuária, que é submetido à Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), com sede em Brasília.

A integração entre as forças policiais do Estado e da Federação, com os demais entes que atuam no comércio exterior (como a Receita Federal) são fundamentais. “É uma resposta. Não apenas o crime está organizado. O Estado também está organizado e sempre se organizando.