Início Litoral

Cerca de 15 famílias indígenas chegam na divisa entre Morretes e Guaratuba

Nesta tarde de terça-feira (8), cerca de 46 índios Guaranis se deslocaram do Rio Grande do Sul, de São Miguel das Missões, para Morretes, em uma localidade próxima à comunidade da Limeira que fica em Guaratuba.

As informações sobre a chegada de dois ônibus na região dos Sambaquis, vieram até à Polícia por meio da Prefeitura Municipal de Morretes e de acordo com o Capitão Stocco, que acompanhou a situação, a tribo comunicou que estava se deslocando até o local.

Ainda de acordo com o Capitão, são famílias e até o momento não com o que se preocupar, pois segundo a averiguação realizada, a tribo disse integrar uma aldeia já existente. O próprio Capitão entrou em contato com órgãos de proteção aos indígenas como a FUNAI. Até o momento em que a matéria foi fechada, a redação não obteve retorno da Secretaria de Ação Social de Morretes.

Em contrapartida…

A empresa que trouxe os indígenas até o local foi contratada por outra empresa particular, sabendo-se que eles seriam levados até um aldeia, entretanto, não há nenhuma aldeia ou reserva indígena na área compreendida entre Morretes e a Limeira.

O representante, que não quis se identificar, de uma das empresas revela algumas informações a respeito da contratação da empresa.

 

Fotos: Defesa Civil Morretes e Secretaria do Meio Ambiente de Guaratuba