Início Litoral

Chuvas atingem cidades do Litoral

Durante essa semana, chuvas torrenciais afetaram diversas cidades do litoral paranaenses e região norte de Santa Catarina. No início da semana, a cidade de Itapoá teve ruas alagadas pelo grande volume de chuvas que atingiram a cidade. Neste fim de semana, a situação estabilizou, de acordo com o Cabo Paulo Kuchilik.

 

Logo depois foi a vez de Itajaí e Balneário Camboriú terem ruas interditadas, impedindo até o trânsito na avenida que liga as cidades.

 

O caso mais grave se localiza na cidade de Garuva, onde se acumula mais de 400 milímetros nos últimos três dias.

 

A Prefeitura de Garuva decretou situação de emergência por causa dos estragos causados no município pela forte chuva de terça-feira (4) e quarta-feira (5). De acordo com o relatório da Defesa Civil, alagamentos a residência geraram perdas com mobílias, eletrodomésticos e danos em revestimentos das edificações. Escolas e Unidades de Saúde também tiveram registro de transtorno e danos causados.

A Defesa Civil também emitiu alerta para a cidade de Antonina, para riscos  de alagamentos, deslizamentos e inundações para Antonina e Morretes, no litoral do Paraná.

Em Guaratuba, a equipe do Corpo de Bombeiros se uniu à Defesa Civil para manter as equipes em alerta. No município, a chuva chegou a um volume de 157 mm, segundo o Major Frazatto. A Prefeitura também emitiu uma nota avaliando a situação: “Equipes da Prefeitura e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil estão monitorando os bairros, acompanhando pontos de alagamento e orientando a população. A situação, segundo a Defesa Civil é de alerta. Estão previstas mais chuvas para a cidade e a maré está subindo no momento, o que causa maior preocupação. A baixa da maré está programada para as 16h. Os bairros Carvoeiro, Piçarras, Cohapar 2 e Coroados apresentam pontos de alagamentos próximos aos rios e canais. Não há nenhum desabrigado ou desalojado até o momento. Equipes estão de prontidão para caso haja necessidade de alojamento provisório”, informa. 

Em caso de emergência entre em contato com a Defesa Civil Municipal pelo telefone (41) 3442-1635 e 193 Bombeiros.

Foto: Yuri Braz/ Litorânea

O município de Matinhos foi o mais afetado do Litoral do Paraná. Ruas da cidade alagaram em diversos pontos, registrando o resgate de 4 pessoas ilhadas. De acordo com a Tenente Turra, responsável pela Comunicação do Corpo de Bombeiros do Litoral, a tendência das próximas horas é abaixar a água e estabilizar a situação.

 

 

 

Informações indicam que Joinville também está sob forte chuva. O rio Bucarein transbordou em razão do volume da chuva e ruas da zona sul da cidade alagaram na manhã deste sábado. A previsão para as próximas horas é de mais chuvas no Litoral. A Defesa Civil orienta a população em casos de chuvas fortes.

Leia mais| Previsão oceânica e do tempo para este sábado