Início Litoral

Chuvas: situação começa a se normalizar no Litoral do estado

Foto: Yuri Braz/ Litorânea

Após uma semana de chuvas torrenciais por todo o Litoral paranaense e norte de Santa Catarina, as condições começam a se normalizar pelas localidades. Em Guaratuba, onde o volume de chuva atingiu a marca de 196 milímetros, em acumulado, boa parte das ruas já escoaram toda a água concentrada.Os bairros mais atingidos, como o Carvoeiro e Mirim já voltaram a normalidade e não houve mais ocorrências, como informa Marcius Lozinski, da Defesa Civil de Guaratuba.

 

Na cidade de Itapoá, uma das primeiras regiões a receber a forte chuva, a situação permanece de recuperação, enquanto o prefeito da cidade declarou estado de emergência. De acordo com o o sargento da Defesa Civil, José Carlos Partica, a tendência é a diminuição das chuvas nos últimos dias. As equipes estão trabalhando para atender às situações e retirar famílias que estejam em situação de risco. Até o momento, de 35 a 40 famílias desalojadas foram encaminhadas para o ginásio de esportes da escola Frei Valentin. Alguns estragos foram identificados, como na orla da praia.

Ele também informa as regiões mais afetadas.

 

Já em Matinhos, cidade mais atingida do Litoral, equipes da Defesa Civil, Meio Ambiente, juntos à Secretaria de Obras e Secretaria de Defesa Social de Matinhos, vêm trabalhando para recuperar o cenário de devastação. Segundo Nilson Bueno, secretário da Defesa Civil do município, mais de 600 casas foram afetadas e 10 mil pessoas atingidas diretamente e indiretamente. Ele dá mais detalhes sobre as consequências da chuva na região.

Garuva, outro município bastante afetado pelas chuvas da semana passada, permanece em estado de alerta para mais chuvas. Com 167 milímetros de chuva acumulada, o Rio Três Barras transbordou, impedindo a passagem de veículos. Somente pedestres tinham acesso via ponte pênsil. Segundo boletim da Defesa Civil de Santa Catarina, emitido na manhã desta segunda-feira (10), há alerta vermelho para risco de deslizamentos de terra no município.