Início Política

Com a Assembleia lotada, deputados eleitos para a 19ª Legislatura tomaram posse nesta sexta-feira (1º)

Com a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) lotada por prefeitos, vereadores, autoridades dos três Poderes e convidados, tomaram posse na tarde desta sexta-feira (1º) os 54 deputados estaduais eleitos para a 19ª Legislatura, em conformidade com o que prevê o art. 61, § 3º da Constituição Estadual, bem como o art. 4º e parágrafos do Regimento Interno do Legislativo. A sessão que instalou oficialmente a Legislatura foi presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), que conduziu a Casa na última Legislatura.

Durante a sessão preparatória o deputado Plauto Miró proclamou a relação dos eleitos em outubro do ano passado. Em seguida o deputado Ademar Traiano convocou-os a prestar o compromisso solene ratificando, um a um, em pé e segundo ordem alfabética, com a afirmação “Assim o prometo”, a declaração lida pelo presidente, com o seguinte teor: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição do Brasil e a Constituição do Estado do Paraná e observar as Leis desempenhando lealmente o mandato que me foi confiado pelo povo paranaense e promover o bem do meu Estado”.

Dentre os 54 parlamentares empossados, 20 foram eleitos para seu primeiro mandato no Legislativo estadual; 33 foram reconduzidos e a deputada Luciana Rafagnin (PT) está voltando após um hiato de quatro anos. Finda a prestação de compromisso, foram lidos os requerimentos apresentados pelos deputados Guto Silva (PSD) e Marcio Nunes (PSD), solicitando, em conformidade com o art. 104, inciso 3º, do Regimento Interno da Casa, licença do cargo para assumir cargos no Poder Executivo. Guto Silva a chefia da Casa Civil e Nunes, a Secretaria de Meio Ambiente.

Devido a isto, foram chamados a prestar compromisso e ocupar suas vagas a deputada Cantora Mara Lima (PSC) e o deputado Hussein Bakri (PSD), que assumirá a Liderança do Governo na Assembleia.Antes do encerramento da solenidade de posse, Traiano submeteu ao Plenário requerimento antecipando a segunda sessão preparatória da 19ª Legislatura para sequência imediata à sessão inaugural, visando a eleição da nova Mesa Executiva da Casa para o período 2019/2020, correspondente às 1ª e 2ª sessões da 19ª Legislatura.