Início Colunistas Como a temperatura afeta seu comportamento

Como a temperatura afeta seu comportamento

174

É de comum saber que de acordo com a temperatura, certos efeitos e atitudes são estimulados em nossas personalidades. Mas já parou pra pensar que o clima também pode influenciar em mais coisas além de uma vontade compulsiva em tomar sorvete?

É importante salientar, primeiramente, que como seres complexos em um mundo e realidade complexa, não existe um único fator de causalidade para o que ocorre conosco, mas é interessante observarmos alguns aspectos de como o meio em que estamos presentes no aqui e agora, pode afetar nossas escolhas e atitudes.

Você já deve ter percebido, pelos últimos dias em nossa cidade, como o calor pode ter te deixado mais irritadiço ou com aquela “preguiçinha” a mais. Isso é porque a temperatura alta age como um estressor de nosso corpo, quando este tem que “trabalhar” com maior afinco para manter nossa temperatura ideal interna, necessária para o bom funcionamento do nosso organismo (homeostase), dai vem o suor como um aviso da necessidade de hidratação e refrigeração: hora de procurar uma sombra. E quando cai aquela chuvinha, (claro, dependendo da sua situação no momento em que ela cai) você pode até se sentir melhor, uma vez que seu corpo fica menos pressionado para manter sua temperatura ideal. Pensemos nisso como um ar-condicionado, que ira gastar menos energia e se desgastara menos em dias mais frios, e sera exigido muito mais dele para que mantenha uma temperatura de 17º no seu quarto, quando la fora fazem 40º. Da mesma forma o frio também estressa o corpo, mas da forma como um aquecedor é estressado pelo frio. Rangemos dentes, trememos e nos arrepiamos com a brisa gelada: um alerta do nosso corpo de que este precisa de uma mãozinha para se aquecer.

Estudiosos afirmam que a temperatura afeta nossa percepção de proximidade social, nosso desejo por calor e companhia humana. Afirmam que, como seres sociais, também traduzimos a temperatura a partir de uma interpretação social, sendo o calor para proximidade, calor e aconchego, e o frio para desamparo e solidão. Experimentos realizados para o The Behavioral Economics Guide 2014 demonstraram que o calor tende a deixar as pessoas mais suscetíveis a arriscar ou confiar na opinião alheia, e o frio, por outro lado tende a deixar as pessoas menos seguras a tomarem escolhas importantes, dado a sensação de desamparo causada pela baixa temperatura, que denota um sentimento de solidão. Obviamente essa não é uma regra universal, mas é interessante notar que muitos amantes das baixas temperaturas, associam essa preferência a momentos de calor, como deitar debaixo dos edredons com a pessoa amada e passar o dia inteiro vendo Netflix, não é? Experimentos, inclusive demonstram que pessoas preferem filmes de romance em dias frios por associar o romance ao calor e aconchego, o que não acontece com outros gêneros de filmes, como comédias e aventuras, por exemplo, que não tem seu foco na relação intima humana.
Porém nem tudo são pantufas e protetor solar, quando se trata da influencia da temperatura. Estudos afirmam que o calor esta intimamente ligado com a violência, pois temperaturas desconfortáveis podem causar maior suscetibilidade a comportamentos agressivos e sentimentos hostis, enquanto temperaturas frias demonstram justamente o contrario: maior racionalidade e passividade, e isso remete-nos novamente a questão da interpretação social da temperatura, a medida que temos expressões como “frio e calculista” e “esquentadinho” para adjetivarmos certas características de indivíduos. O frio, por outro lado, esta associado a maiores taxas de suicídio e depressão, o que é muito observado em países nórdicos, por exemplo, onde inclusive há poucas horas de sol por dia.

Para finalizar, vale ressaltar novamente que a temperatura não é uma definidora de nossas atitudes ou personalidade, é apenas uma característica que pode influenciar-nos, portanto, nada de usar o calor como desculpa para tomar aquelas calorias a mais daquele potão de sorvete napolitano, hein?

Renan Nascimento