Início Cidadania

Companhia de Habitação do Paraná apresenta palestra sobre déficit habitacional em Guaratuba

Nesta quarta-feira (14), aconteceu na antiga sede do Fórum, a Palestra sobre o sistema de informações sobre necessidade habitacionais (SISPEHIS).

A palestra aconteceu por meio da Secretaria da Habitação, a maior interessada em inserir o sistema em Guaratuba, já que o SISPEHIS é pré-requisito para que a COHAPAR coloque em prática qualquer programa de habitação no município.

Ok, mas agora você deve estar se perguntando: na prática, o que é esse tal de sispehis?

O SISPEHIS é um programa de georreferenciamento que faz o diagnóstico real do déficit habitacional das cidades. Contabilizando as áreas que são ZEIS, loteamentos clandestinos e ilegais, etc, por meio da coleta de informações.

Para a criação do sistema o intuito principal foi criar diretrizes reais que respondessem às necessidades a nível municipal e estadual. Atualmente, o Paraná é o único que se opõe à informação de déficit de habitação quanto ao senso do IBGE, que é costuma ser desatualizado com o passar dos anos.

A partir do SISPEHIS, o executivo poderá fazer maiores investimentos nas áreas mais deficitárias da cidades e trazer recursos juntamente com o governo do estado, em busca de moradias.