Início Educação

Conheça um pouco do trabalho pedagógico e multidisciplinar da APAE Guaratuba

Ainda no embalo da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplo 2019, a APAE Guaratuba apresenta os trabalhos multidisciplinares realizados pelas equipes pedagógica e multiprofissional.

A diretora da APAE Guaratuba Daniele Garcia explica o funcionamento das atividades pedagógicas da escola de modalidade especial. Segundo ela, o trabalho é semelhante aos colégios convencionais.

o trabalho pedagógico é igual a todas as escolas, é seguido todos os parâmetros da secretaria estadual de educação, os nossos alunos tem obrigatoriamente que seguir uma matriz curricular toda adaptada, a nossa escola tem desde o

Daniele conta que a equipe busca trabalhar a funcionalidade, de acordo com a necessidade de cada aluno. Para ela os resultados estão sendo positivos em todos os aspectos.

A psicóloga Mariá Francisca fala sobre a equipe multifuncional da área de saúde, que conta com oito profissionais. O trabalho tem como objetivo avaliar, tratar e minimizar problemas motores e neurológicos.

Mariá conta, ainda, que a APAE de Guaratuba possui parcerias com as Secretarias de Educação e Saúde.

Conheça um pouco dos trabalhos da APAE:

Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para identificar, diagnosticar e tratar indivíduos com distúrbios da comunicação oral e escrita, atua com a prevenção habilitação e reabilitação dos aspectos que envolvem a linguagem.

O profissional também irá trabalhar na reabilitação de alunos com alterações de deglutição e alimentação, evitando complicações como a pneumonia. Em todos os casos a família tem papel fundamental e precisa estar inserida no meio escolar. O trabalho do fonoaudiólogo é de orientar e capacitar essas famílias tanto para que o aluno se desenvolva com mais facilidade, como para que os próprios pais conheçam melhor a comunicação de seus filhos e aprendam ter uma maior autonomia e inserção na sociedade.

Psicologia 

O trabalho do psicólogo consiste em realizar atendimentos individuais e em grupo com os alunos para estimulações neuropsicopedagógicas perante as dificuldades de aprendizagens e déficits de aspectos cognitivos. O psicólogo realiza intervenções comportamentais para redução de comportamentos inadequados e estimulação de habilidades sociais para otimizar as relações interpessoais e facilitar a inclusão social.

O psicólogo faz avaliações de ingresso e de acompanhamento para levantamento de dados para formulação de diagnósticos e auxílio na elaboração de planos de tratamentos multidisciplinares.

Fisioterapia 

O trabalho da fisioterapia na APAE tem o objetivo de avaliar tratar e minimizar problemas motores e neurológicos, atuando na prevenção e na manutenção. Também atua no desenvolvimento infantil através da estimulação precoce, assim como é realizado orientação familiar, com objetivo de minimizar os fatores que restringem a participação da pessoa com deficiência nos ambientes sociais, facilitando sua inclusão.

Terapia Ocupacional

O terapeuta ocupacional tem por finalidade promover a qualidade de vida e estimular o paciente a atingir um maior grau de funcionalidade, levando em consideração as necessidades do paciente e sua família. Tornar o paciente mais independente e orientar a família também é fundamental para um terapeuta.

Assistência social

A atuação da assistente social é direcionada às áreas da assistência social, educação e saúde com o intuito de contribuir para o acesso da PCD e seus familiares aos programas, projetos sociais e demais politicas públicas existentes.