Início Litoral

Conhecendo o Mar: crianças do oeste do Paraná curtem a primeira experiência em Guaratuba

Projeto apresenta o mar para alunos da rede municipal de ensino de Cafelândia

O que o mar significa para você? Muitos guaratubanos o utilizam como o seu ganha pão, outros usam para os esportes e para o lazer.

Cerca de 400 crianças de Cafelândia, no interior do Paraná, enxergam o oceano como algo especial, encantador e novo.

Os alunos da rede municipal da cidade participam do projeto “Conhecendo o Mar”, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura do município.

Os ônibus vindos de Cafelândia começaram a chegar em Guaratuba na segunda-feira (25) e o último veículo deve retornar para o município do oeste do estado no sábado (30). Cada dia da semana uma delegação diferente chega no litoral.

A maioria das crianças só havia visto o mar pela televisão. O que mais surpreendeu os alunos foram as ondas, como afirma Pablo Arruda, que conta as atividades que eles realizaram durante a visita.

A secretária da Educação de Cafelândia, Rosane Pitol, afirma que a visita é um “sonho realizado”. É segunda vez do projeto em Guaratuba, que recebeu outras crianças em outubro de 2018.

Reações

Como dá pra imaginar, as reações dos alunos quando pisaram pela primeira vez no mar foram as melhores possíveis. O barulho do mar, as ondas e até o cheiro da praia encantou os novos visitantes.

Gabriel Valentin  conhecia o mar somente pelo televisor. Para ele, o projeto é algo muito bom para quem nunca teve essa experiência. Ele está conhecendo o mar através do projeto.

A diretora Kelis Regina Guedes conta como foi a expectativa dos alunos. A ansiedade era muito grande da maioria das crianças. É segunda vez dela com projeto em Guaratuba.

Os pais das crianças também se encantaram com a praia. Claudinei Santos destaca a alegria no olhar dos alunos com o primeiro contato com o Oceano Atlântico.