Início Segurança

Corpo de Bombeiros dará início o Curso de Capacitação de Guarda-Vidas Civis

Estiveram presentes 65 pessoas na Praia Mansa de Caiobá, em Matinhos, e destes, 33 foram considerados aptos para iniciar o curso a partir do dia 11 de novembro.

No último sábado (02), o 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB) promoveu o teste seletivo para o Curso de Capacitação de Guarda-Vidas Civis, turma 2019/2020. 65 pessoas estiveram presentes na Praia Mansa de Caiobá, em Matinhos, e destes, 33 foram considerados aptos para iniciar o curso a partir do dia 11 de novembro.

As provas de aptidão consistiam em 200 metros de natação (explosão) e Aquathlon (500 metros de corrida, 500 metros de natação e 500 metros de corrida). As aulas, que começam no dia 11 de novembro, terão como disciplinas: Salvamento Aquático, Busca Aquática de Vítima Recém-submersa, Doutrina Militar, Princípios e Procedimentos, Operações com Embarcações, Primeiros Socorros e Relações Públicas e Humanas.

Com uma duração de 500 horas/aulas, os alunos farão o estágio operacional, juntamente com os bombeiros militares nos Postos de Guarda-vidas nos diversos balneários do Litoral paranaense durante a temporada da Operação Verão 2019/2020.

A capacitação, implantada pelo Corpo de Bombeiros da PMPR desde 2000, tem como objetivo proporcionar aos participantes o contato com a rotina do Guarda-vidas militar, a vivência dentro da instituição Corpo de Bombeiros, com seus valores e tradições. Além de despertar nos participantes a oportunidade de prestar, de forma voluntária, um serviço à comunidade.