Início Educação

Crianças guaratubanas recebem certificados do Proerd

“Proerd é o programa, Proerd é a solução. Lutando contra as drogas, ensinando a dizer não”. Se você leu a música do Programa Educacional de Resistência às Drogas cantando, provavelmente você também foi um aluno que passou pelo projeto que existe desde 1992 no Brasil e tem um leão chamado Daren como mascote.

O Proerd no Paraná teve sua origem, em 1998, com a ida de dois Oficiais Superiores, da PMPR, ao Estado de São Paulo, onde lá realizaram o Curso de Instrutores Proerd. No retorno estes Oficiais elaboraram um Projeto de Implantação do Proerd no estado de origem.

Cerca de 600 alunos de 10 escolas municipais de Guaratuba se graduaram no programa, na manhã desta sexta-feira (13), no salão da Igreja Sagrada Família. Além da entrega do certificado, o evento teve escolha das três melhores redações sobre o tema e muita animação, até um palhaço marcou presença.

O responsável pelo Proerd no estado, Tenente-coronel Mário Jorge, explica um pouco sobre a história do programa que começou nos EUA, como  DARE (Drug Abuse Resistance Education).

A soldado Suellen vem de Paranaguá para lecionar as aulas em Guaratuba. Ela conta que recebe muito amor dos alunos, que faz o cansativo trajeto ficar mais fácil para ela.

A diretora da Secretaria de Educação Maria Aparecida destaca a importância do programa em parceria com a PM.