Início Cidadania

Delegacia de proteção animal pode ser criada em Curitiba ainda em 2020

24/01/2014 - Filhotes do Batalhão de Ação com Cães gerados por inseminação artificial. Foto: Marcelo Horn/ GERJ

Na última segunda-feira (10), o governador Carlos Massa Ratinho Junior enviou as seis primeiras propostas de lei para análise na Assembleia Legislativa (ALEP) em 2020. Dentre elas, o projeto de reformulação do Código Estadual de Proteção de Animais, que daria lugar ao Código Estadual de Direitos Animais. O objetivo é desenvolver melhorias em políticas para impedir os maus tratos a animais.

Para esse ano, os projetos de lei buscam tratar de questões específicas. O Chefe da Casa Civil, Guto Silva, em declaração à Agência de Notícias do Paraná, expõe a expectativa de criar uma delegacia especializada à questão: “É compromisso do governador Ratinho Junior instalar, ainda este ano, a primeira delegacia especializada em maus tratos de animais. Para isso, precisamos modernizar a legislação da área”, comenta.

Com um aumento considerável de denúncias de maus-tratos animais no estado, a proposta chega como uma resposta incisiva à questão, que deve seguir em tramitação na ALEP. O presidente da Assembleia, Adema Traiano, acredita que os projetos devem ser encaminhados com agilidade para que sejam aprovadas em breve.

 

(Redação de Victor Assis, com informações e entrevistas da Agência de Notícias do Paraná)