Início Educação Detran participa de ações da Semana Nacional de Trânsito com entidades e...

Detran participa de ações da Semana Nacional de Trânsito com entidades e parceiros

312

Por conta da proibição do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, o Detran não pode promover campanhas educativas, por meio de vídeos nas redes sociais, jingles em rádio ou distribuir materiais. Por isso, o órgão optou por apenas participar, com diversos parceiros, da programação da Semana Nacional de Trânsito 2018, que começou nesta terça-feira.

As ações seguem até o próximo dia 25, conforme calendário nacional determinado pelo Contran, Conselho Nacional de Trânsito. Por definição do Contran o tema para este ano é “Nós somos o Trânsito”, e a assinatura escolhida pelo Detran-PR foi “Trânsito Seguro: eu faço a Diferença”. O objetivo deste tipo de ação é provocar reflexões sobre maus comportamentos no trânsito e fazer com que todos os envolvidos, como pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas, possam ter uma mudança de atitude positiva no trânsito.

O diretor-geral do Detran, Marcello Alvarenga Panizzi, informou que o estado do Paraná conta com ações que educam e alertam sobre as escolhas diárias no trânsito. O Detran disponibiliza atividades educativas como palestras na Escola Pública de Trânsito, blitz educativas com pedestres e motoristas, além de abordagens em bares com o projeto “Se Liga no Trânsito”, sempre ressaltando a importância em não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas.

No centro de Curitiba, na Boca Maldita, entre esta quarta-feira e sábado, vão ser instalados estandes demonstrando as ações que são realizadas por todas as entidades ligadas ao Sistema Nacional de Trânsito. Deverá estar disponível também uma cabine do Projeto Sem Excesso que simula a sensação de embriagues com um jogo de emersão. No próximo domingo, acontece o passeio ciclístico, saindo da Polícia Rodoviária Federal, às 8 da manhã.