Início Litoral Dia Mundial do Combate ao Câncer: moradora de Guaratuba luta há 10...

Dia Mundial do Combate ao Câncer: moradora de Guaratuba luta há 10 anos contra a doença

290

O dia 8 de abril é conhecido por ser o “Dia Mundial do Combate ao Câncer”. A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo (atrás apenas das doenças cardiovasculares): o câncer, também conhecido por neoplasia.

As estimativas  para o ano de 2019 são de 600 mil novos casos em todo o Brasil. Em Guaratuba, a Secretaria de Saúde teve 257 consultas oncológicas no último ano. Nos três primeiros meses que abrem o ano foram 89.

Lutar contra um câncer não é uma tarefa fácil. Passar por todo o processo de tratamento exige muita força de vontade e esperança. É com esse pensamento que a moradora de Guaratuba Elizabeth Nogueira, de 46 anos, enfrenta a doença há mais de dez anos.

O câncer de Elizabeth começou na coluna, quando foi detectado um melanoma maligno. Elizabeth conta que o processo foi demorado e cansativo. “Eu cheguei a ficar 47 dias seguidos indo e voltado de Curitiba para fazer o tratamento. As sessões de quimioterapia e radioterapia são muito bruscas”, comenta.

Elizabeth ficou oito meses sem andar após o tratamento em sua coluna. Perto de receber alta, Elizabeth descobriu que o melanoma estava no seio. “Eu descobri que o câncer estava no seio. Agora tenho mais cinco anos de tratamento pela frente”, declara.

Mesmo passando dez anos lutando contra a doença e com a perspectiva de mais cinco de tratamento, Elizabeth acha formas de expressar um pouco do que ela passa. Segundo ela, as redes sociais servem como uma forma para desabafo. “A rotina de tratamento é difícil. As vezes eu uso o Facebook para mostrar como estou me sentindo”, afirma.

Apesar de todas as dificuldades, Elizabeth carrega um lema: “não será isso que vai me derrubar”.