Início Educação Educação do Paraná analisa desempenho dos alunos da rede estadual de ensino

Educação do Paraná analisa desempenho dos alunos da rede estadual de ensino

74

A Secretaria de Estado da Educação promove até esta sexta-feira, em Curitiba, seminário para discutir o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná. O estudo serve para analisar o desempenho dos estudantes e direcionar a formulação das políticas educacionais no Estado. Participam do encontro chefes de núcleos, técnicos de língua portuguesa, de matemática e de gestão de todo o Paraná.

Os resultados são relativos ao sexto ano do ensino fundamental e primeiro do ensino médio. No mês de abril, cerca de 250 mil alunos dessas séries fizeram provas de Português e Matemática. De acordo com a secretária de Estado da Educação, Lucia Cortez, com a avaliação, é possível mensurar o desempenho dos alunos e assim direcionar os trabalhos nas escolas, para atender as principais necessidades e demandas.

Esta é a segunda vez que os alunos do sexto e do primeiro ano são avaliados. A primeira foi em 2013. O relatório gerado com os resultados permite que as escolas que participaram da avaliação consultem os dados globais do colégio, de cada turma e também de cada aluno.

As avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná têm como base as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná e o Caderno de Expectativas de Aprendizagem, propiciando um quadro da situação da Educação Básica da rede pública estadual de ensino.