Início Geral

Em Guaratuba, recursos para Saúde cresceu mais de 300% na gestão Justus

Foto: Américo Antonio/ Sesa

Guaratuba vem desenvolvendo avanços constantes na área da Saúde. Na sessão de abertura do ano legislativo da câmara de vereadores, o prefeito Roberto Justus (DEM), fez um balanço das conquistas ao longo de seus três anos a frente da prefeitura. Ressaltou a conclusão de obras, entre elas: terminal turístico, praça central, UBS coroados, ponte sobre o rio Cubatão, reforma de escolas, quadra sintética, pista de skate, entre outro, e redução da criminalidade de 36 para 11 homicídios ao ano. O setor da saúde também foi ponto central ao longo da gestão, destacou Justus, como: a inauguração do Pronto Socorro, avanços em exames, serviços e equipamentos para atender às demandas da população, como também, recursos liberados para a construção do Hospital Maternidade no Município. “Vamos realizar um sonho da nossa população, que é a construção de um Hospital de Base, ao lado do Pronto Socorro”, afirmou o prefeito.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, as melhorias vão além. Não faltam remédios e o município garante o fornecimento dos mesmos em todos os tratamentos previsto e realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), destaca o secretário Gabriel Modesto.

Ao lado da Secretaria de Saúde do Paraná, o acesso aos medicamentos de alto custo já não é mais uma preocupação para o cidadão Guaratubano: “A Prefeitura firmou parceria com o Governo do Estado para dispensar, no município, os medicamentos do Componente Especializado, de alto custo. Antes os pacientes tinham que ir a Paranaguá para retirar os medicamentos deste programa”, explica Modesto. “Pacientes insulinodependentes recebem gratuitamente o aparelho, pilhas, fitas, seringas, lancetas e caixa para descarte, para controle da diabetes, com consulta do farmacêutico, esclarecendo todas as dúvidas para utilização do aparelho, aplicação da insulina, armazenamento e descarte”, complementa.

O contingente de funcionários também foi ampliado. Dessa maneira, menos filas e mais atendimentos vem sendo registrados. “O número de servidores aumentou, reduzindo o tempo de espera e melhorando a qualidade no atendimento, com um número médio de 230 pacientes por dia”, avaliou o secretário. Novas regulamentações preveem mudanças no atendimento da Farmácia Básica. Um horário diferenciado está sendo pensado e logo deve entrar em funcionamento para atender à população.

Na administração Justus, a ampliação dos recursos tem sido impactante. Um crescimento de mais de 300%, de acordo com o secretário municipal, essas medidas foi imprescindível para a viabilização de tantos progressos: “Importante destacar que foi por decisão do prefeito Roberto Justus que ampliamos os recursos para aquisição de medicamentos, dos R$ 170 mil para R$ 616 mil anuais. Antes faltavam medicamentos básicos para população, agora não falta absolutamente nada”.

Leia também|Prefeito de Guaratuba fala em sessão solene, na Câmara Municipal