Início Litoral Guaratuba registra 237 focos de Aedes Aegypti; 15 pessoas já foram contaminadas

Guaratuba registra 237 focos de Aedes Aegypti; 15 pessoas já foram contaminadas

452

Os cuidados com o mosquito Aedes Aegypti devem continuar no Litoral. A cidade de Matinhos, com 138 casos confirmados, entrou em estado de epidemia de dengue no último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. Guaratuba tem 15 casos da doença registrados.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, dos 15 casos registrados em Guaratuba, somente um caso foi importado de São Paulo. Os outros 14 foram autóctones. 10 casos foram registrados após o mês de abril.

Focos do mosquito

A Secretaria de Saúde confirmou 237 focos de larvas registrados na cidade, 197 nos bairros da Prainha, Mirim, Cohapar 2, Caieiras, Piçarras, Canela e Centro. Pneus e vasos de flores são os maiores criadores do Aedes Aegypti, em Guaratuba.

Os agentes de saúde visitaram, no primeiro quadrimestre de 2019, 19.486 locais para averiguar a existência do mosquito. 1.016 larvas foram encontradas, com 164 mosquitos.

Em junho, 3.193 imóveis no Corados e 526 na Barra do Saí foram vistoriados, nenhum com foco do mosquito. Os bairros Eliana, Brejatuba e Nereidas também foram visitados, sem nenhum registro.

Como prevenir

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando água armazenada em pontos que podem se tornar possíveis criadouros.

Vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e até recipientes pequenos, como tampas de garrafas, podem conter larvas do mosquito.

Para quem vai viajar nas férias de julho, a orientação é substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia, deixar a caixa d´água tampada e cobrir todos os grandes reservatórios de água, como as piscinas.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são febre alta (acima de 38,5ºC), dores musculares intensas, dor nos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

A infecção pode ser sem sintomas, leve ou grave. Se for grave, a doença pode provocar perda de peso, náuseas e vômitos.

O paciente com dengue precisa fazer repouso, ingerir bastante líquido (água) e não tomar medicamentos sem indicação médica.