Início Litoral Guaratuba teve 81% da população prioritária vacinada contra a gripe

Guaratuba teve 81% da população prioritária vacinada contra a gripe

68

A vacinação contra a influenza contribui para a redução das complicações, das internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções causadas pelo vírus influenza, nos grupos-alvos definidos.

O país atingiu 86,88% de cobertura na campanha, aproximadamente 51,6 milhões de doses aplicadas do total do público-alvo de 59,4 milhões, conforme disponível no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações.

No Município de Guaratuba, até o dia 10 de Junho de 2019, a cobertura vacinal esta em 81,43%, 9.688 doses. A campanha se estende até o dia 14 de junho para toda população, conforme estoque existente e da estratégia definida pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Segundo a Secretaria de Saúde, em Guaratuba, foi observado que o público com maior cobertura vacinal foi a dos idosos, ultrapassando os 116%. A menor cobertura foi do grupo com comorbidades, não passando dos 60% de cobertura vacinal. Apesar da excepcionalidade, o Programa Nacional de Imunizações Municipal alerta sobre a importância da vacinação do público-alvo, grupo mais suscetível a possíveis agravamentos. Assim, durante esse período, será feito um esforço para vacinar os grupos prioritários que não atingiram uma cobertura aceitável.

O Ministério da Saúde destaca que não haverá envio de novas doses dessa vacina e
dessa forma a ampliação deverá ocorrer somente naquelas localidades nas quais houver
estoque da vacina influenza.