Início Concursos e Empregos

Guaratubanos recebem curso de marinheiro auxiliar de convés, no Caieiras

O curso é voltado para o turismo na Baía de Guaratuba

Militares da Marinha estão realizando um curso para marinheiro auxiliar de convés, no salão comunitário da Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Caieiras. Pessoas de toda a cidade participam da atividade.

Os cursos do ensino profissional marítimo são ofertados na Capitania dos Portos, em Paranaguá. Os cursos chegam até as outras comunidades devido aos problemas com deslocamentos para os alunos.

Segundo o especialista no tráfego aquaviário tenente Renato, um dos professores, o curso é voltado para o turismo na Baía de Guaratuba, uma das principais demandas da cidade. “Esse curso tá observando uma demanda da Baía de Guaratuba, tanto pra pesca esportiva, avistamento de aves, pontos turísticos. Esse pessoal vai estar preparado para trabalhar profissionalmente e conseguindo recursos para melhorar a vida”, afirma. “Eles não vão mais trabalhar com medo da Marinha. A orientação é que eles se unam para solicitar um curso para a Capitania dos Portos, para sair da ilegalidade”, acrescenta.

Antônio Celso Duarte Filho é um dos moradores do Caieiras que está participando do curso. Ele conta que o curso é muito importante para a comunidade. Para ele, é muito importante adquirir conhecimento. “Sou de família nativa e a gente acaba, mesmo morando aqui, não conhecendo a história do lugar. O pessoal tá muito animado, tinha muita gente tentando vaga”. Antônio conta que trabalha há 19 anos no mar. “Larguei do estudo com 13 anos, tô há 19 anos no mar. Como a gente trabalha nesse ramo de marina, muita gente de fora aparece. Com os cursos já sabemos mostrar um pouco da história da cidade”, declara.

O curso começou nesta sexta-feira (13) e segue nos dias 14, 15, 20, 21 e 22. Às quintas, um curso de ecoturismo está sendo realizado no local.