Início Litoral

Horta Comunitária oferece comida saudável e irmandade para os guaratubanos

A Horta Comunitária de Guaratuba oferece comida saudável, terapia e o sentimento de irmandade entre os seus participantes. No local, a pessoa sêmea, planta e cultiva verduras e legumes que serão divididos de forma igualitária entre as pessoas que trabalham no local.

Os participantes são selecionados pela equipe técnica do CRAS  ( Centro de Referencia e Assistência Social), vinculado a Secretaria do Bem estar e Promoção Social, após entrevista com psicóloga e assistente social e desenvolvem atividades práticas na horta.

A secretária de Bem Estar e Promoção Social Lourdes Monteiro destaca o fato de os trabalhadores da horta realizarem refeições saudáveis com os alimento ali produzidos. Segundo ela, todo o alimento do local é utilizado.

A coordenadora do CRAS Larissa Bastos conta que o programa busca ajudar as famílias com maior vulnerabilidade econômica. Para ela, a qualidade de vida dos participantes melhorou muito.

Adriana Aparecida Pereira trabalha na Horta Comunitária há dois anos. Ela conta que a ajuda que ela recebe no local é muito importante para sua família. A filha de Adriana gosta muito de verdura.

O coordenador dos trabalhos na Horta Comunitária é Daniel Fábio Padilha. Ele fala que a função dele é gratificante. Padilha pede para que as pessoas não vandalizem o local que é a fonte de alimentos saudáveis de muitas famílias.

A Horta Comunitária precisa de doações de garrafas pet para utilizar nos canteiros das plantações. Além de ajudar o programa, você retira possíveis focos de dengue de sua casa. A horta fica na rua Nossa Senhora de Lourdes, ao lado do Colégio 29 de Abril.