Início Política

IAP orienta proprietários a acompanharem o Cadastro Ambiental Rural

O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais

O Instituto Ambiental do Paraná alerta os proprietários de imóveis rurais para acompanharem o Cadastro Ambiental Rural. O órgão faz a análise dos cadastros e em muitos casos retorna com pedidos de complementação para conclusão do processo.

A finalização do cadastro deve ser feita por meio da Central do Proprietário em www.car.gov.br. O não atendimento das notificações poderá implicar no cancelamento do Cadastro.

As informações do CAR são declaratórias e compete ao IAP a verificação e validação por meio do Módulo Análise do Sistema de Cadastro Ambiental Rural. De acordo com o chefe do departamento de Monitoramento da Vegetação do IAP, Pedro Gomes Bernardino, nesta fase o IAP pode solicitar informações para averiguar determinadas situações.

A análise do CAR vai permitir que os imóveis estejam corretamente cadastrados, sem sobreposições e com informações ambientais consistentes, garantindo a segurança jurídica ao proprietário. O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais.

O Paraná tem cerca de 450 mil imóveis rurais com CAR e que estão registrados no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural, correspondendo a 16 milhões de hectares.