Início Litoral

Instituto Guaju lança livro sobre a preservação dos guarás

Evento realizado no sábado ainda teve entrega de certificados de curso salvamento e de turismo

O Instituto Guaju e a Associação dos Moradores de Caeiras realizaram uma cerimônia de lançamento do livro “Guará: É Preciso Conhece-lo Para Preservá-lo, na manhã deste sábado (14). O evento também foi destinado para a entrega dos certificados dos cursos Surf Salva e de Condutor de Turismo de Base Comunitária, além da distribuição de medalhas de mérito boa conduta para as crianças do projeto Amigos do Mar.

O livro é fruto do trabalho dos pesquisadores Edgar Fernandez, Fabiano Cecílio e Marcos Wasileski, que buscavam mostrar a necessidade de preservação dos guarás, ave símbolo de Guaratuba, que já esteve na lista vermelha de animas ameaçados de extinção no Paraná.

O livro contou com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Colit (Conselho do Litoral), Prefeitura Municipal de Guaratuba, UFPR Litoral, Isepe Guaratuba, Instituto Ambiental do Paraná, Zoo Pomerode, Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Colégio Joaquim Mafra e Associação de Moradores de Caieiras. Rosana Castella representou a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná e também o Colit. Ela fala um pouco sobre o lançamento do livro.

Em parceria com o Corpo de Bombeiros , a Associação de Moradores de Caieiras entrou certificados do curso Surf Salva. O objetivo do curso é aprimorar e ensinar técnicas de salvamento para pescadores, trabalhadores da orla e moradores. O comandante do 8º GB major Emmanuel destaca a parceria entre a corporação e a sociedade.

Outro curso que também teve seus certificados entregados foi o de Condutor de Turismo de Base Comunitária, que foi realizado em outubro e visa proporcionar o melhor atendimento ao turista, abordando temas como a história da comunidade e de Guaratuba. A coordenadora do curso Dra. Beatriz Leite Ferreira Cabral fala sobre a importância das aulas para a comunidade.

O presidente do Instituto Guaju, Fabiano Cecílio, faz um balanço realizado pelo instituto e também pela Associação de Moradores de Caieiras. Segundo ele, o ano de 2019 foi um ano de conquistas.

A manhã também teve apresentações dos trabalhos realizados durante 2019 pelas crianças do projeto Amigos do Mar.