Início Litoral Lobo-marinho volta ao Litoral do PR uma semana após ser reabilitado e...

Lobo-marinho volta ao Litoral do PR uma semana após ser reabilitado e solto

53

Após passar quase dois meses em reabilitação no Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM-UFPR) em Pontal do Sul e ser devolvido ao oceano, um lobo-marinho voltou à orla paranaense na manhã de quarta-feira (6). A suspeita é de que a volta do animal, que foi deixado no mar dia 30 de janeiro, seja pela dificuldade de readaptação ao meio natural. Quando o lobo-marinho foi solto semana passada, uma tartaruga também foi deixada no mar após tratamento.

O lobo-marinho, uma fêmea jovem, foi encontrado por uma equipe da Polícia Militar no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná. O animal foi identificado graças ao microchip instalado pela equipe do CEM-UFPR no período em que estava em tratamento. O lobo-marinho voltou ao centro de reabilitação, onde ficará em observação por alguns dias. Caso necessite, o bicho será medicado.

Os médicos veterinários do CEM-UFPR vão avaliar se o lobo-marinho poderá ser reintroduzido novamente à natureza. Para isso, o animal terá de passar por um novo tratamento. Durante o tratamento, os lobos-marinhos só são liberados para voltarem ao mar quando conseguirem se alimentar pegando os peixes vivos soltos na piscina em que passam o período de reabilitação.

A lobinha foi resgatada pela primeira vez em dezembro de 2018 em estado bastante debilitado. Depois da recuperação e de todas as avaliações, o lobo-marinho foi solto em alto mar, a 6 milhas da costa, no Parque Nacional Marinho da Ilha dos Currais, importante unidade de conservação do litoral paranaense. Agora, a tarefa dos médicos veterinários é descobrir o motivo para ele ter retornado à praia.

O lobo-marinho-do-sul é um animal silvestre. Por isso, ao ser encontrado no Litoral do Paraná, o CEM-UFPR orienta que é fundamental para o bem-estar do animal e das próprias pessoas que não se aproximem. A área onde o bicho for encontrado deve ser isolado até a chegada da equipe do CEM-UFPR, cujos telefones são 0800-642-3341 ou (41) 3511-8671.