Início Política Lula deixa a prisão para ir ao velório do neto em São...

Lula deixa a prisão para ir ao velório do neto em São Paulo

73

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a sede da Polícia Federal (PF), no bairro Santa Cândida, em Curitiba, por volta das 7 horas deste sábado (2). A juíza Carolina Lebbos, da 12ª vara da Justiça Federal, autorizou na noite desta sexta-feira (1) a saída provisória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ir ao velório do neto, Arthur Araújo Lula da Silva, que morreu nesta sexta-feira, em decorrência de uma meningite. Um helicóptero da Polícia Civil pousou às 18 horas no heliporto da Polícia Federal, mas só levou o ex-presidente ao Aeroporto do Bacacheri por volta das 7 horas deste sábado (2). Lula seguiu para São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) em uma aeronave do governo do Paraná, cedida a pedido da Polícia Federal, pelo governador Ratinho Júnior (PSD). A Polícia Federal faz a escolta.

Lula está preso na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, desde abril de 2018. O velório do menino será em São Bernardo do Campo (SP), com sepultamento previsto para as 12 horas deste sábado (2). Quando se dirigia para o helicóptero, Lula sorriu e fez positivo quando gritaram “força presidente Lula”.

“Foi autorizada a participação de Lula no velório e que, a fim de preservar a intimidade da família e garantir não apenas a integridade do preso, mas a segurança pública, os detalhes do deslocamento serão mantidos em sigilo”, diz uma nota da Justiça Federal, divulgada às 19h26 desta sexta.

A autorização foi concedida com base na Lei de Execução Penal, artigo 120, que estabelece a previsão de saída temporária de presos para velórios e enterros de familiares, incluindo descendentes. Após o pedido da defesa para que Lula fosse liberado, o processo em que corre a Execução Penal de Lula entrou em sigilo.

Havia a expectativa de ele sair de Curitiba na noite desta sexta para permanecer com familiares até este sábado (2). Contudo, a decolagem ficou prejudicada por falta de teto – o céu de Curitiba ficou nublado à noite. O velório começaria às 22 horas desta sexta.

A TV Record afirmou que Lula chegará às 9h em São Paulo e seguirá de helicóptero até as proximidades do Cemitério da Colina, em São Bernardo do Campo. Deve ficar duas horas na cerimônia e depois disso volta à Polícia Federal em Curitiba. Ele não tem permissão para fazer discurso.

Ao contrário do que ocorreu no passado, quando outros pedidos semelhantes do ex-presidente foram negados, os advogados de Lula se comprometeram a “não divulgar qualquer informação relativa ao trajeto que será realizado” e disseram que irão informar o local da cerimônia de sepultamento “diretamente à autoridade policial”.

No mês passado, a PF negou autorização para que o ex-presidente saísse da prisão para ir ao enterro do irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá, sob o argumento de falta de aeronaves e de risco à segurança de Lula e à ordem pública.

Fonte: Bem Paraná