Início Geral

“Mais um carnaval de sucesso”: Prefeito Roberto Justus avalia Carnaval de Guaratuba

Ao longo de de quatro noites, o Carnaval de Guaratuba movimentou mais de um milhão de pessoas, de acordo com informações da Polícia Militar. Para receber o grande número de foliões que visitaram a festa, uma união entre secretarias, agentes da segurança pública, comércio e organização pôde viabilizar o sucesso das festividades. O prefeito Roberto Justus conversou com a Rádio Litorânea e destacou o sucesso da programação do município.

 

Engajamento e inclusão

Carnaval não se faz sem público e o engajamento da população foi crucial para o sucesso das festividades. Desde o público que desafiou a chuva para prestigiar o Carnareggae, passando pelos pais que levaram a criançada para curtir um carnaval diferente, com a Bandinha de Guaratuba, a programação que visitou os bairros Coroados e Barra do Saí e a alegria do Carnafolia da Litorânea, no sábado à tarde. Em uma programação plural, desenvolvida pela Secretaria da Cultura e do Turismo, a correspondência de famílias e foliões às propostas do carnaval de Guaratuba foi lembrada por Justus.

 

Ele ainda destaca o concurso de blocos de carnaval como mais um símbolo desse comprometimento dos cidadãos de Guaratuba com a festa. Como observa Justus, O Bloco da Terceira Idade, terceiro lugar no concurso, é um ícone do desenvolvimento social da cidade. Sob o comando da secretária do Bem Estar e da Promoção Social, Lourdes Monteiro, os integrantes fazem parte do Centro de Convívio da Terceira Idade de Guaratuba, que desenvolve diversas atividades ao longo do ano, como bem destaca Justus.

 

Economia

Justus ressalta a importância da festa para a renda do município. Setor imobiliário, serviço e comércio movimentam a economia e ficam aquecidos no período, que marca o fim da temporada 2019/2020. “Você como esse movimento gera toda uma receita para o município. Uma receita importante, na medida em que marca o fechamento da temporada”, comenta o prefeito.

Saúde

Foto: Rádio Litorânea

Diversas ações voltadas para o atendimento dos foliões foram articuladas para o carnaval 2020, pela Secretaria de Saúde. Dentre elas, o prefeito destaca o Posto Avançado da Saúde, montado na Avenida 29 de Abril, a eficiência do Pronto Socorro de Guaratuba e o Bloco da Saúde, como importantes realizações a fim de garantir o bem-estar das mais de 500 mil pessoas que compareceram à festa, em cada noite. Ele ainda destaca as pouquíssimas ocorrências registradas durante a festa.

 

 

Segurança

Foto: PMPR

Ainda como parte da Operação Verão Maior 2019/2020, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) garantiu a segurança de moradores e visitantes durante os dias de carnaval. Com reforço no contingente e novas tecnologias sendo implementadas para auxílio das equipes em patrulha, a PMPR registrou poucas ocorrências, realizando os procedimentos com seriedade e prontidão. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (26), em todo o Litoral, ao longo da Operação Carnaval (entre 21 a 25 de fevereiro), houve uma redução de quase 40% nos roubos e furtos. Outros crimes também recuaram no período.

 

 

Limpeza

De acordo com Justus, é fundamental para uma cidade que tem “vocação turística”. Dessa maneira, equipes coordenadas se organizaram para realizar as atividades de limpeza em toda cidade. O impedimento e fiscalização da entrada de garrafas de vidro na avenida também contribuiu para o excelente resultado.

 

 

Organização

O prefeito ainda aproveita para citar o envolvimento de toda a prefeitura para que a festa pudesse acontecer: “Todo mundo muito envolvido”, disse. Segundo Justus, a realização de eventos impecáveis é essencial para a própria promoção da cidade como um destino cada vez mais escolhido por turistas, gerando emprego e receita o ano todo. O excelente carnaval faz parte dessa proposta.

 

A expectativa para o restante do ano é buscar movimentar a agenda turística do município a partir desse princípio de qualidade.

 

(Redação de Victor Assis)