Início Cidadania

Ministério da Cidadania firma parceria com Proerd

A ação consiste no combate ao uso de álcool e drogas por meio de palestras educativas dentro das escolas.

O Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Cuidados de Prevenção às Drogas, firmou parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O governo federal buscará a ampliação do Proerd em todo o Brasil. Coordenado pelas polícias militares dos estados brasileiros, a ação consiste no combate ao uso de álcool e drogas por meio de palestras educativas dentro das escolas.

Na tarde desta quinta-feira (5), o ministro da Cidadania Osmar Terra formalizou um acordo de cooperação técnica entre o Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares. Na ocasião, Terra afirmou que o governo federal buscará a ampliação do Proerd em todo o Brasil. Ele destaca o importante papel do programa ao informar os jovens sobre os riscos do uso de álcool e outras drogas.

“O nosso grande problema é que nossos jovens estão muito desinformados sobre o assunto. O Proerd é nossa principal aposta na área de prevenção, onde vamos concentrar recursos. Será um esforço conjunto para reduzir o uso de drogas no Brasil e melhorar, principalmente, a saúde mental e física dos nossos jovens”, afirmou o ministro ao formalizar a parceria.

De acordo com o secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, nos próximos meses haverá reunião para estabelecer um plano de ação, a fim de trabalhar no fortalecimento e na expansão do Programa. “O Proerd está em todos os estados do País. A ideia é que nós possamos levá-lo a um maior número de escolas e maior número de municípios possível, além de ajudar no processo de expansão e no financiamento de ações”, relatou o secretário.

O presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais de Polícias Militares e Corpos de Bombeiros, Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes, participou do ato de formalização da parceria.

A Política Nacional Sobre Drogas é desenvolvida em conjunto entre os ministérios da Cidadania, da Saúde, da Justiça e Segurança Pública, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O Ministério da Cidadania é responsável pelo acolhimento e tratamento de dependentes químicos, com estratégia focada na abstinência dos usuários.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. O programa conta com três currículos:
1- Proerd para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,
2- Proerd para 5º ano do ensino fundamental,
3- Proerd para 7º ano do ensino fundamental,
4- Proerd para Pais/Responsáveis.